Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat participa da pré-conferência do meio ambiente
Unemat participa da pré-conferência do meio ambiente
03/09/2003 17:45:29
por Coordenadoria de Comunicação Social


Os preparativos locais da I Conferência Nacional do Meio Ambiente contam com a participação de professores da Unemat. Organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, MMA, nas versões Adulta e Infanto-Juvenil, sob o lema vamos cuidar do Brasil, as propostas da conferência terão como base às sugestões e diretrizes formuladas nas pré-conferências estaduais. Em Mato Grosso, ela ocorre nos dias 14 e 15 de outubro, no centro de eventos do Pantanal, em Cuiabá.


Em novembro, nos dias 28, 29 e 30, Brasília vai reunir estudantes, pesquisadores, professores, autoridades políticas e ambientais em torno debates sobre recursos hídricos, produção e consumo sustentáveis, biodiversidade, energia e transporte, agricultura, pecuária, pesca e meio ambiente urbano, alguns dos temas sugeridos pelo MMA para a conferência nacional.


A Universidade e instituições federais, estaduais e municipais, além de movimentos civis organizados, povos indígenas, trabalhadores rurais, centrais sindicais e ONG's compõem a Comissão Organizadora Estadual, COE, responsável pela pré-conferência.


Carolina Joana da Silva e Clóvis Vailant, ambos do campus de Cáceres, são membros da Comissão e atuam em quatro pólos : Cáceres, Sinop, Alta Floresta e Nova Xavantina, cidades onde a Unemat possui campi universitários. À frente de um trabalho de mobilização e apoio à pré-conferência e de articulação da conferência estadual, os professores organizam na próxima segunda-feira, 8, junto a uma equipe da Sematur, Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, a primeira reunião no pólo de Cáceres, às 14h, no centro cultural da prefeitura.


Carolina e outros três membros da COE participaram de uma oficina de formação e metodologia com a finalidade de criar um quadro de facilitadores e relatores da pré-conferência.


De acordo com ela, a participação de todos os segmentos da sociedade é importante na medida em que um dos objetivos da conferência nacional é traçar políticas públicas na área de meio ambiente para o País. “É a chance de termos um Brasil mais comprometido com a qualidade de vida e sustentabilidade sócio-ambiental”, avalia.


Na versão Infanto-Juvenil, a conferência irá desenvolver o tema Nossa água; nossas plantas e animais; nossos alimentos e comunidade em que vivemos. As escolas podem elaborar cartazes em cartolina na dimensão de 30×42cm, selecionar um trabalho que explore a temática e represente a escola. e incluir a proposta, em 3 linhas, ilustrada com o desenho do cartaz.


O cartaz e a proposta, três fotos de registro da pré-conferência na escola, a indicação de um delegado e a autorização de viagem (menor idade) deverão ser encaminhados à COE para seleção. Os trabalhos selecionados garantem o direito de indicar um delegado na proporção 100×1 para a conferência nacional.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada